សេចក្តីប្រកាសព័ត៌មាន
Escavadeiras da SANY Brasil no Projeto de Expansão Linha Prata do Metrô de São Paulo
06/03/2023
Teve início em novembro de 2022 a construção da Linha 15-Prata para expansão do Metrô de São Paulo, capital do estado de São Paulo. O investimento inicial do projeto é de aproximadamente R$ 1,8 bilhões, o que inclui a construção de um novo trecho, duas estações modernas e um estacionamento. A conclusão do projeto está prevista para meados de 2025.

Uma vez concluído, o projeto beneficiará diariamente cerca de 90 mil pessoas, com a redução de até 50% do tempo de deslocamento entre o Extremo Leste e o centro de São Paulo. Esta obra representa um grande avanço, sendo capaz de mudar a realidade da mobilidade urbana de uma região que há muito sofre com a falta de transporte público de qualidade.

A construção começou com a concretagem das vigas sobre as quais os trens passarão, bem como a demolição de imóveis desapropriados na área da futura estação Boa Esperança (batizada com o nome do bairro). Há, no momento, 11 escavadeiras SANY trabalhando no canteiro de obras: duas SY36U, quatro SY75C e cinco SY135U.
As escavadeiras SY36U e SY75C são leves e minimizam os danos à camada de solo com a qual entram em contato. Isso se dá graças ao movimento sobre esteiras, que torna esses equipamentos mais estáveis que os baseados em pneus. O tamanho e o peso dessas máquinas também facilitam a movimentação e a escavação, além de requererem um consumo menor de combustível. Elas também possuem sistemas hidráulicos avançados e potentes, capazes de realizar giros de 360 graus. Isso permite a movimentação de mais material sem reposicionamento e sem que a traseira da máquina saia da esteira.
A escavadeira SANY SY135C é uma máquina mais robusta em comparação com as demais, sendo usada nas operações de escavação que demandam mais potência. Seu design ergonômico, baixo consumo de combustível e baixo nível de ruído do motor a tornam uma opção diferenciada. A SY135C transforma a potência do motor em potência hidráulica, que, por sua vez, é transformada em potência de içamento aplicada aos braços, lança e acionamento da caçamba.

Atualmente, a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo tem 14,6 km e 11 estações, incluindo uma ciclovia e paisagismo por toda a sua extensão. O projeto de expansão acrescentará mais 3 km à linha e mais 2 estações, que deverão atender à demanda estimada de 480 mil passageiros por dia. O metrô também está em processo de expansão em outro importante bairro de São Paulo, que terá mais 1,8 km e uma nova estação.