Ausgewählte Geschichten
Eletrificação: Um novo despertar para a SANY
21/04/2022
Em 2020, a SANY e a CATL assinaram um acordo de parceria e cooperação estratégica no campo de energias renováveis, com o objetivo de promover ainda mais o desenvolvimento da eletrificação na indústria de máquinas de construção e alçá-la a novos patamares.
A CATL é uma empresa especializada no desenvolvimento de novas tecnologias energéticas inovadoras na China, proporcionando soluções e serviços relacionados a novas aplicações em energia no mundo todo.

Segundo esse acordo, ambas as partes acelerarão o desenvolvimento conjunto de novos produtos energéticos de máquinas de concreto, máquinas de mineração, guindastes, máquinas portuárias, escavadeiras e caminhões pesados, bem com novas tecnologias baseadas em big data, como rastreamento do comportamento da bateria e autodiagnóstico de falhas.
Antes da consolidação deste acordo, a SANY e a CATL já haviam implantado o primeiro lote de tratores portuários puramente elétricos da China no Porto de Xiamen, uma cidade na costa sudeste da China, com o objetivo de criar um porto mais inteligente e ecológico. Outros equipamentos co-desenvolvidos, incluindo um caminhão betoneira elétrico e um caminhão de lixo elétrico, foram adotados em larga escala em muitas áreas da China.
Para a CATL, esse acordo viria a expandir sua tecnologia de células de energia para um novo setor, a indústria de máquinas pesadas. Já para a indústria de máquinas pesadas, esta nova tecnologia sinaliza o desdobramento da próxima onda da mais nova revolução industrial.
Essa onda percorreu toda a gama de produtos da SANY.
As escavadeiras são um dos principais negócios da SANY, respondendo por mais de um terço (US$ 5,88 bilhões) da receita de vendas da SANY em 2020. A SANY lançou, em junho de 2021, seu mais novo modelo: SY375IDS. Esta escavadeira de médio porte possui novos recursos - como pesagem inteligente, que permite o monitoramento em tempo real da carga da caçamba e a operação digital de limites de piso e teto, definindo limites de altura de operação com antecedência para evitar danos por/em dutos subterrâneos e linhas de alta tensão aéreas devido a operação incorreta. Além disso, coletam-se e analisam-se dados gerados durante a operação para se registrar os hábitos do usuário e as condições de trabalho comumente encontradas, conforme as quais pode-se ajustar o desempenho da bomba principal para uma configuração adequada e ideal de uso de combustível. Muitos comandos de movimento são integrados em um só botão através de um sistema de detecção de postura e controle de circuito fechado PID na caçamba, simplificando-se ainda mais a operação.

Com o uso integrado dessas funções, as estatísticas mostram que o tempo de operação padrão da SY375IDS por ciclo foi reduzido para 12 segundos, o que é 33% mais rápido que a operação manual.
O chamado para a era da eletrificação está ressoando fortemente por toda a indústria.
Foi realizada no final de maio deste ano a Changsha International Construction Equipment Exhibition (CICEE), em Changsha, com o tema “A nova geração mais inteligente de máquinas de construção”, na qual 10% dos equipamentos à mostra apresentavam as mais recentes tecnologias elétricas ou não tripuladas. Xiang Wenbo, CEO do Grupo SANY, disse na cerimônia de encerramento em 31 de maio que eletrificação e autonomia são tendências em todo a indústria.
A tendência geral de eletrificação na indústria de equipamentos de construção foi desencadeada pela crescente maturidade e acessibilidade das tecnologias necessárias, bem como pela regulamentação de emissões cada vez mais rígida. Além dessas vantagens já mencionadas, os benefícios que a eletrificação tem a oferecer vão muito além da proteção ao meio ambiente. As tecnologias elétricas estabelecem a base técnica para o aprimoramento dos produtos não tripulados da SANY e para o início de uma nova era de maiores níveis de eficiência e precisão.